traduzir

Receitas de Licores

Licor de Baunilha

Transcrevo a receita de uma das minhas entradas:

1 L de Aguardente ou Vodka (40º) (Prefiro a Vodka ou o Etanol)
2 Vagens de Baunilha
1 L de àgua
500 g de açucar

Num frasco de boca larga, misturar o álcool com a baunilha cortada aos bocados. Ferver a água com o açúcar até reduzir 1/3, retirando a espuma. deixar arrefecer e misturar ao preparado anterior (é importante que esteja frio ao misturar ou evapora algum álcool).
Deixar a macerar 1 semana, mexendo todos os dias, várias vezes se possível. Filtrar e engarrafar.


Licor de Menta 

1l de vodka (costumo usar uma garrafa, mas fica mais concentrado)
1 chavena de chá de folhas de hortelã comum
1/2 chavena de chá de hortelã pimenta
1/2 chávena de chá de erva cidreira
1/2 chávena de chá de Lúcia lima (AKA limonete ou erva luísa)
1l de àgua
500g de açucar

Juntar a vodka, as hortelãs, a cidreira e o limonete num frasco de boca larga, e deixar macerar durante 3 semanas, mexendo todos os dias

Nota: Se quiserem uma cor verde/esverdeada, deixem apenas 1 semana no máximo e controlem a cor. O licor vai ficar ligeiramene mais fraco em aroma e forte em alcool, mas a cor fica esverdeada e não castanha.

Numa panela, juntar a água e o açúcar e deixar ferver em lume brando até evaporar cerca de 1/3 (fica em ponto fio ou próximo), deixar arrefecer, e juntar ao macerado (coem antes de juntar a calda, claro), filtrar novamente, clarificar e engarrafar.



Licor de Menta chocolate

1l de vodka (costumo usar uma garrafa, mas fica mais concentrado)
1 chavena de chá de folhas de menta chocolate
1/2 chavena de chá de hortelã pimenta ou 
20 g de gengibre fresco

1l de àgua
500g de açucar

Juntar a vodka e as hortelãs ou gengibre num frasco de boca larga, e deixar macerar durante 3 semanas, mexendo todos os dias

Numa panela, juntar a água e o açúcar e deixar ferver em lume brando até evaporar cerca de 1/3 (fica em ponto fio ou próximo), deixar arrefecer, e juntar ao macerado coado, filtrar, clarificar e engarrafar.

Nota: A hortelã pimenta e o gengibre destinam-se a dar algum picante ao licor. Se preferirem, não os juntem, o sabor a chocolate da menta vai ser mais intenso. É um  After Eight natural.


Licor de Gengibre 

150 g de gengibre fresco
1l de àgua
250 g de açucar
75 cl de vodka

Ferver a àgua, o açucar e o gengibre até obter ponto de fio ( ou menos um bocado, se não gostarem tão doce). Deixar arrefecer, juntar a vodka, clarificar e engarrafar.






Enviar um comentário