traduzir

Receitas de Licores

Licor de Baunilha

Transcrevo a receita de uma das minhas entradas:

1 L de Aguardente ou Vodka (40º) (Prefiro a Vodka ou o Etanol)
2 Vagens de Baunilha
1 L de àgua
500 g de açucar

Num frasco de boca larga, misturar o álcool com a baunilha cortada aos bocados. Ferver a água com o açúcar até reduzir 1/3, retirando a espuma. deixar arrefecer e misturar ao preparado anterior (é importante que esteja frio ao misturar ou evapora algum álcool).
Deixar a macerar 1 semana, mexendo todos os dias, várias vezes se possível. Filtrar e engarrafar.


Licor de Menta 

1l de vodka (costumo usar uma garrafa, mas fica mais concentrado)
1 chavena de chá de folhas de hortelã comum
1/2 chavena de chá de hortelã pimenta
1/2 chávena de chá de erva cidreira
1/2 chávena de chá de Lúcia lima (AKA limonete ou erva luísa)
1l de àgua
500g de açucar

Juntar a vodka, as hortelãs, a cidreira e o limonete num frasco de boca larga, e deixar macerar durante 3 semanas, mexendo todos os dias

Nota: Se quiserem uma cor verde/esverdeada, deixem apenas 1 semana no máximo e controlem a cor. O licor vai ficar ligeiramene mais fraco em aroma e forte em alcool, mas a cor fica esverdeada e não castanha.

Numa panela, juntar a água e o açúcar e deixar ferver em lume brando até evaporar cerca de 1/3 (fica em ponto fio ou próximo), deixar arrefecer, e juntar ao macerado (coem antes de juntar a calda, claro), filtrar novamente, clarificar e engarrafar.



Licor de Menta chocolate

1l de vodka (costumo usar uma garrafa, mas fica mais concentrado)
1 chavena de chá de folhas de menta chocolate
1/2 chavena de chá de hortelã pimenta ou 
20 g de gengibre fresco

1l de àgua
500g de açucar

Juntar a vodka e as hortelãs ou gengibre num frasco de boca larga, e deixar macerar durante 3 semanas, mexendo todos os dias

Numa panela, juntar a água e o açúcar e deixar ferver em lume brando até evaporar cerca de 1/3 (fica em ponto fio ou próximo), deixar arrefecer, e juntar ao macerado coado, filtrar, clarificar e engarrafar.

Nota: A hortelã pimenta e o gengibre destinam-se a dar algum picante ao licor. Se preferirem, não os juntem, o sabor a chocolate da menta vai ser mais intenso. É um  After Eight natural.


Licor de Gengibre 

150 g de gengibre fresco
1l de àgua
250 g de açucar
75 cl de vodka

Ferver a àgua, o açucar e o gengibre até obter ponto de fio ( ou menos um bocado, se não gostarem tão doce). Deixar arrefecer, juntar a vodka, clarificar e engarrafar.



Licor de Merda (variante pessoal)



Esta receita, originária de cantanhede, é famosa e a que indico é a que faço: uma mistura de algumas receitas que vi na Net.

Como Sabem a minha é com Voka, e fica com sabor ligeiramente diferente, mais citrico.

1l de Leite
1L de aguardente
500 g de açucar
1 Vagem de baunilha aberta a meio e partida aos bocados
1 Pau de Canela
2 Rodela de Limão
2 Rodela de Laranja
2/3 Colheres de cacau em pó (A receita original é com cacau em grão, 150 g)

Ferver o leite numa panela. Quando arrefecer, juntar o resto dos ingredientes: aguardente, açúcar, chocolate, baunilha e as rodelas de limão.
Mexer bem e deixar a fermentar durante 8 a 20 dias, mexendo sempre (dizem com colher de pau, eu agito o frasco bem agitado)
Antes de engarrafar, coar e filtrar conforme as indicações nos métodos e técnicas

Nota: Já experimentei clarificar com gelatina, mas retém muito cacau, por isso não aconselho.





6 comentários:

JPessoa disse...

O que é folhas de menta chocolate? É algum tipo de menta?

Unknown disse...

É um tipo de hortelã (mentha piperita), que hoje em dia se acha muito nos hortos. Mas se fores de perto do Porto diz que te arranjo plantas. O sabor é muito parecido com o After Eight (que é precisamenteuma mistura de chocolate com hortelã).

Anabela Gomes disse...

Boa noite
reparei que nas suas receitas utiliza vodka para fazer os licores. Eu tenho algumas receitas em livros antigos que utilizavam alcool. Já fui à farmácia e não sabem que alcool é uma vez que o que vendem tem desinfectante.Se souber que tipo de alcool é e onde se pode comprar agradecia a gentileza de me informar p.f.
Obrigada
Ana Gomes

































































































Unknown disse...

Olá, Anabela.

O Alcool de cereais chama-se etanol... ou Vodka (é etanol puro de 37-40º), se for russa ou nórdica (não confio noutras). No caso da Vodka deve dizer explicitamente que é de cerais, de preferencia triplamente destilada e filtrada com carvão activo. O Etanol das famácias (não há em todas, nem mesmo na maior parte) po norma é destilado e purificado em grandes unidades, uma vez que é de 60º ou 90º, e esse nível de pureza normalemnte não se consegue num alambique tradicional. Aconselho contudo vodka, que é mais fácil de arranjar. A melhor maneira de verificar a qualidade é o cheiro: Alcool etílico forte.Infelizmente o preço eleva bastante o custo de produção (embora por € 8 já se consiga bom vodka russo, mas só para 70 cl).

13 de Junho de 2013 às 09:52

Sergio Gonçalves disse...

Olá

Costuma medir o grau alcoolico dos seus licores? Se sim, como faz?

Obg.

Unknown disse...

Olá Sérgio. Como não é de fabrico próprio, basta uma regra de 3 simples. A quantidade perdida de alcool é apenas pela incorporação nos macerados, pelo que se mantém a proporcionalidade. Ex: 0.7 l de vodka a 37,5º, com incorporação de 0.5 l de àgua dá (0.7*0.375)/1.2 = 22(se não houver perdas, senão há que ajustar as quantidades finais). Se destilassemos teriamos que usar um densimetro/alccolimetro. Consegue-se arranjar nas lojas que vendem material para fabrico de cerveja (outro dos meus hobbies, agora em stand by)